Publicidade

Penafiel: Serviço de atendimento online entra em vigor a partir de hoje

Fotografia: Câmara de Penafiel

Entra a partir do dia 1 de dezembro em vigor a Plataforma de Atendimento Online “Atendimento@net” da Câmara de Penafiel.

Segundo a autarquia, a “Atendimento@net”  consiste numa “solução de atendimento online que proporcionará, a todos os cidadãos, a possibilidade de aceder de forma desmaterializada a diversos serviços, alguns já disponibilizados, presencialmente, no Balcão Único e nos diversos Espaços do Cidadão existentes em várias freguesias do concelho.

A plataforma irá permitir, também, aceder a processos e informação em áreas tão diversas como o ambiente, a educação e o desporto, entre outras.

Com esta nova plataforma de atendimento, o município pretende “prestar a todos os munícipes um melhor e mais rápido atendimento, sem necessidade de deslocação aos respetivos serviços”.

Citado  em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa,  realça que esta plataforma permite que os munícipes passem a beneficiar de uma vasta panóplia de serviços que vão estar o seu dispor via eletrónica.

“É um passo importante que damos e para o qual já estávamos a trabalhar há algum tempo. Esse trabalho estará agora ao serviço de todos, podendo, de forma mais simples e rápida, obter serviços e informações relativas ao estado dos seus processos, no conforto de sua casa ou em qualquer outro lugar, sem custos e sem necessidade de deslocações”, refere o autarca que esclarece “este trabalho de desmaterialização é um trabalho contínuo ou não estivéssemos a falar de um mundo (o da tecnologia) que está em constante evolução.”

A autarquia avança que para aceder a esta nova tecnologia é apenas necessário que o munícipe proceda a um registo de utilizador, “o qual poderá efetuar-se diretamente com os dados do Cartão do Cidadão ou com Chave Móvel Digital, sendo que nestes dois casos o registo é aceite automaticamente”.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“Para além destas duas formas de registo, existe a possibilidade do cidadão efetuar um registo direto na plataforma de atendimento, sendo totalmente sua a responsabilidade dos dados que insere, os quais precisarão de uma validação posterior por parte dos serviços de atendimento. Neste caso, o cidadão deve apresentar, no Balcão Único, um comprovativo da sua identidade, em conformidade com os Termos e Condições dos Serviços Online que disponibilizamos para consulta”, acrescenta o  município que esclarece que após o registo, o cidadão passa a ter acesso a um vasto conjunto de serviços, “nomeadamente o preenchimento interativo e submissão de requerimentos e formulários; entrega de documentos solicitados; consulta de notificações pendentes  e do ponto de situação dos processos em curso; troca de mensagens diretas com os serviços da Câmara Municipal e obtenção de documentos”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade