EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Bispos portugueses advertem para importância de se adotarem comportamentos responsáveis

Os bispos  da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP)  alertaram, na sequência da Assembleia Plenária, que decorreu de 11 a 13 de novembro, em Fátima, para a necessidade de se adotarem comportamentos responsáveis nos mais diversos setores da sua vida e atividade e respeitarem as determinações das autoridades constituídas.

A nota publicada pelos bispos portugueses designada “Celebrar e viver a fé em tempo de pandemia”, os clérigos assumem a necessidade de todos respeitarem as determinações emitidas pelas autoridades de saúde com o objetivo de minimizar a  crise pandémica e o aumento de infetados pela Covid-19.

“Os Bispos de Portugal vivem na fé e na confiança a presente situação de pandemia, fazendo suas as dificuldades e sofrimentos dos concidadãos. Em particular, veem preocupados o alastrar da Covid-19, com riscos agravados para a vida e saúde de tantos irmãos e irmãs. Dada a gravidade da situação, apelamos a todos para que adotem comportamentos responsáveis nos mais diversos setores da sua vida e atividade e respeitem as determinações das autoridades constituídas, com o objetivo de travar e controlar a vaga de contágios”, lê-se no texto da CEP que adiante que “este comportamento responsável deve ser vivido após as celebrações litúrgicas mais festivas (Batizados, Comunhões, Crismas e Casamentos), evitando sempre as concentrações fora das igrejas e nas próprias casas”.

No comunicado final, a Assembleia Plenária dedicou parte substancial do tempo a refletir sobre “a grave situação de pandemia que o país a viver e os desafios pastorais para a Igreja”.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Covid-19-Cinfaes-final-1-1024x576.jpg

A CEP “aprovou a Nota «Viver e celebrar a fé em tempo de pandemia”, divulgada durante a Assembleia, com orientações para as celebrações, respeitando as recentes decisões das autoridades governamentais e tendo presente as orientações da CEP de 8 de maio. No seguimento da reflexão aprovada em junho «Recomeçar e reconstruir – a sociedade portuguesa a reconstruir depois da pandemia Covid-19», a Assembleia aprovou na generalidade outro documento sobre a «situação de pandemia e desafios pastorais para a Igreja», que será proximamente divulgado”, lê-se no comunicado final da 199.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade