Fotografia: Câmara de Lousada
O filme 100 Palavras, um trabalho coletivo dos alunos das turmas 8.ºC, 8.ºD e 9.ºB da Escola Básica e Secundária de Lousada Norte – Lustosa (Lousada), foi selecionado para a competição nacional, na categoria Prémio Jovem Cineasta Português, filmes feitos por crianças e jovens, do Cinanima que decorre de 9 a 15 de novembro, em Espinho.
O filme foi realizado no âmbito das Oficinas de Animação (município de Lousada, Casa-Museu de Vilar, CIM Tâmega e Sousa), durante o ano letivo de 2019-2020.
Refira-se que o Cinanima tem como objetivos divulgar o cinema de animação, assumindo-se como um dos mais emblemático e relevante certames cinematográficos, deste género, a nível nacional, cuja competição tem vindo a integrar várias curtas-metragens internacionais., sendo, também, conhecido fora de portas.
O festival é organizado pela Nascente Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. e pela Câmara Municipal de Espinho.
O Agrupamento Escolas Dr. Mário Fonseca, numa curta nota, colocada na página da instituição, e numa reação à seleção deste filme, parabenizou todos os intervenientes no filme, assumindo ser um orgulho para a comunidade educativa estar presente neste festival.
“Parabéns! Projetos que nos tocam, que nos enchem de orgulho e ânimo para querer fazer mais e melhor. A todos os envolvidos um grande abraço”, escreveu.
Já o vereador do Desporto, António Augusto, parabenizou, igualmente, numa curta mensagem, que deixou na sua página oficial, todos os intervenientes que se envolveram neste “100 palavras”.
“Não sendo uma novidade, é sempre uma enorme satisfação receber estas notícias. O filme 100 PALAVRAS foi selecionado para a Competição Nacional, na categoria: Prémio Jovem Cineasta Português – Filmes feitos por Crianças e Jovens (CINANIMA). O filme foi realizado pelo COLETIVO DE ALUNOS DAS TURMAS 8ºC, 8º D E 9º B DA ESCOLA BÁSICA DE LOUSADA NORTE, realizados no âmbito das Oficinas de Animação (Município de Lousada, Casa-Museu de Vilar, CIM Tâmega e Sousa), durante o ano letivo de 2019-2020. Muitos parabéns a todos os envolvidos”, escreveu.