Fotografia: Flávio Moreira
O atleta penafidelense Flávio Moreira, da escola XAIRAS Taekwondo Penafiel, foi o melhor atleta português na Lents Taekwondo Worldwide Sports Online Open 2020 formas criativas, competição internacional que decorreu online em virtude da crise sanitária que continua a atingir vários países e contou com a presença de 1123 executantes.
Ao Novum Canal, Flávio Moreira realçou o facto de ter obtido o 11.º lugar e ter sido considerado o melhor atleta nacional, mas confirmou que está apostado em continuar a trabalhar, arrecadar medalhas e prestigiar a modalidade e a cidade de Penafiel.
“Ser o melhor português soube a pouco, quero e vou conseguir no futuro trazer novamente uma medalha para Penafiel. Significa que vou trabalhar ainda mais para ser o melhor Europeu”, disse, salientado que na vertente formas criativas a competição contou com a presença de cerca de 100 atletas, tendo a oportunidade de participar na competição surgido com a pandemia.
Questionado se a classificação obtida fez jus ao trabalho que tem realizado e da própria escola Xairas Taekwondo Penafiel, o atleta destacou que trabalha sempre com o objetivo de garantir a melhor prestação.

“Trabalhamos para conseguir o melhor resultado possível, como tal, não foi o desejado, com mais apoios de parceiros, sim, seria uma realidade sonhar com o pódio”, frisou, insistindo na ideia de que se tivesse conseguido arranjar outros apoios, o resultado poderia ter sido diferente.
“Competi com atletas profissionais com sponsores de nome Adidas, Red Bull, com os devidos apoios conseguiria melhores condições para treinar”, avançou.
Interpelado sobre a coreografia que lhe valeu o 11.º lugar, Flávio Moreira esclareceu que a sua coreografia consistiu numa mistura de combinações de ataques e defesas de braços, juntamente com pontapés e acrobacias em harmonia com a música.

O atleta realçou, também, o apoio que obteve do Clube Basquetebol de Penafiel, da secção de ginástica do Clube Basquetebol de Penafiel e da professor Paula Oliveira na fase de preparação para esta competição.
“Como referido anteriormente, não tivemos nenhum apoio municipal, apenas contamos com a boa vontade dos atletas, treinadores e encarregados de educação. Contei com o apoio do Clube de Basquetebol de Penafiel – secção de ginástica e Ricardo Oliveira nas filmagens realizadas”, expressou.
Quanto aos próximos objetivos desportivos, o atleta penafidelense referiu que já em novembro vai tentar participar numa competição internacional, em equipa mista, sendo também seu desiderato, a nível individual, melhorar a classificação obtida (pódio).
Referindo-se à escola Xairas Taekwondo Penafiel, Flávio Moreira declarou que Xairas Taekwondo Penafiel é uma escola de artes marciais e estúdio de fitness que tem como objetivo potencializar todas as capacidades do desenvolvimento humano.

“ A escola surgiu após concluir a licenciatura em Atividade Física, Saúde e Desporto na CESPU – Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário, com a ideia de ter uma escola referência no Taekwondo exibição e Tricking”, disse, sublinhando que a instituição tem três anos, e tem como metas a aposta na formação e fazer do desporto uma escola de valores para a comunidade.
“Queremos que todos superem os seus limites”, avançou, manifestando que Xairas Taekwondo Penafiel participou já no Open de poomsae Esposende 2018 e 2019; no Campeonato distrital Taekwondo formas reconhecidas 2016, 2017, 2018, 2019; Campeonato Europeu online 2020; Campeonato Europeu Taekwondo de praia Turquia 2019; no Campeonato Mundial de Artes Marciais WAC 2016, 2017, 2018, 2019 e no Open internacional online de formas criativas 2020.
O atleta penafidelense confirmou que a curto prazo da Xairas Taekwondo Penafiel tem como propósitos conquistar um titulo internacional por equipa e a médio prazo atingir mais de 100 atletas federados.

Flávio Moreira declarou que o taekwondo e a vertente de formas criativas têm vindo a aumentar de formar exponencial, salientando que Xairas Taekwondo Penafiel é a única especializada em Portugal
“A nossa escola é a primeira e única especializada em Portugal, e tem tido um crescimento exponencial”, referiu, avançando que existem 35 executantes registados a praticar Taekwondo na vertente formas criativas e Tricking.