EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Programa oficial da edição Escritaria 2020 dedicado a Mário Zambujal com propostas culturais diversificadas

Fotografia: Câmara de Penafiel

O programa oficial da edição 2020 do Escritaria, certame literário conhecido a nível nacional e internacional, dedicado a Mário Zambujal, vai integrar propostas  culturais diversificadas,  trazendo a Penafiel figuras conhecidas da literatura e não só, numa plêiade de atividades e iniciativas para os vários públicos-alvo que o festival tem já na atualidade.

Assim, no dia  18 de Outubro, pelas 11h00, o Cinemax vai ser palco do Histórias Mágicas “Um chá não toma um Xá…mas um Xá toma um chá”, por Inácia Cruz, seguindo, na segunda-feira, 21h30, a atividade “À conversa com Germano Silva e José Rodrigues dos Santos”, moderação de Adelaide Galhardo, agendada para o auditório do Museu Municipal com transmissão direta on-line

No dia  20 outubro, pelas  21h30, prossegue o à conversa com Adélia Carvalho, Alberto S. Santos e Bruno Santos, moderação de Adelaide Galhardo, também, no auditório do Museu Municipal com transmissão direta on-line e no dia 21, pelas  21h30, decorre a apresentação do livro “Escritaria 2019 – Manuel Alegre, Homenagem à Vida e Obra”, por Alberto S. Santos Jardim do Auditório do Museu Municipal.

 Já no dia 22, pelas  21h30, decorrerá a apresentação do documentário “Escrita pela pedra”, com leituras de Aurelino Costa, e lançamento do “Mapa dos Livros. Guia Literário de Penafiel”, com apresentação de Adelaide Galhardo e Germano Silva, agendada para o Cinemax, com transmissão direta on-line

 No dia 23, pelas  12h00, decorre o descerramento da Escultura e da Frase Jardim do Calvári, seguindo-se a inauguração da Arte Pública, no centro da cidade e pelas 21h30 a atividade “Conversas na Eira”, com Fernando Alves e Mário Zambujal, antecedida de representação teatral da “Crónica dos Bons Malandros”, pelo Grupo de Teatro de Novelas, agendada para a Quinta da Aveleda com transmissão direta on-line

Fotografia: Câmara de Penafiel

 Dia 24 de outubro,  pelas 11h00,  realiza-se a inauguração da exposição Mário Zambujal: o retrato possível de um “bom malandro”, com ilustrações de Bruno Santos, seguida de leituras encenadas pela Troupe Palavras Vivas e Fernando Soares, com momento musical de José Torres, na Biblioteca Municipal, seguindo-se a inauguração da exposição “Pela Janela do Olhar”, de Mafalda Rocha, agendada para o Museu Municipal.  

Pelas 17h00, está previsto o lançamento da reedição de “Uma noite não são dias”, de Mário Zambujal, com apresentação de António Vaz Pato e Cristina Ovídio, no Jardim do Auditório do Museu Municipal e às 21h00, a exibição do filme “Crónica dos bons malandros, também, no Cinemax.

No dia 25, pelas 11h00, decorre o Histórias Mágicas “Monstros, bichos e bicharocos”, por Mariana Machado e Quim Mané e pelas 16h00 realizar-se-á uma homenagem a Fernando Alves, com entrevista de Pedro Pinheiro Jardim do Auditório do Museu Municipal ** com transmissão direta on-line.

Pelas 17h00, decorrerá a atividade “em torno da Vida e Obra de Mário Zambujal, com António Macedo e João de Melo, moderação de João Céu e Silva Jardim do Auditório do Museu Municipal, com transmissão direta on-line.

Durante os dias do evento haverá animação e teatro de rua pelo Grupo de Teatro “Boca do Mundo”.

As obras do autor homenageado estão disponíveis para aquisição nas Livrarias A4, Académica e Reis. No fim-de-semana também disponíveis no Museu Municipal.

Refira-se que o Escritaria 2020 Mário Zambujal é autor de textos para televisão e teatro. Foi jornalista de “A Bola”, de “O Jogo”, subchefe de redação de “O Diário de Lisboa”, chefe de redação de “O Século”, diretor-adjunto do “Record”, diretor do “Mundo Desportivo” e dos semanários “Se7e” e “Tal & Qual”, subdiretor do Canal 2 da RTP e apresentador de diversos programas de televisão.

Além de “Crónica dos Bons Malandros”, cuja rodagem para televisão está a decorrer com a realização de Jorge Paixão da Costa ,outros livros têm conquistado diversas gerações de leitores.

A edição deste ano do Escritaria e que coincide com os 250 anos de elevação de Penafiel a cidade irá homenagear a vida do Jornalista Fernando Alves que celebra este ano 50 anos de carreira na Rádio. Está prevista uma conversa “intimista” e o reconhecimento público ao “poeta da rádio” que tem sido uma presença assídua no Festival Literário, conversando de forma absolutamente singular com os vários autores que têm passado por Penafiel.

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela e Manuel Alegre, chegou a vez de destacar a vida e obra de Mário Zambujal.

Além da transformação da cidade em torno do escritor homenageado e da sua obra – com alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro e música- a Escritaria irá difundir os seus principais momentos via streaming, de forma a mitigar o distanciamento social.

À semelhança de todos os autores e nomes grandes que já passaram por Penafiel, Mário Zambujal terá uma frase e a sua silhueta no corpo da cidade. Ficará para memória de sucessivas gerações.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade