Fotografia: Câmara de Paredes
18 escolas do concelho de Paredes integram o concurso “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, a LeYa Educação e do psicólogo Eduardo Sá.
Segundo o site “Escola Amiga da Criança”, o concurso tem como objetivos “distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas”.
De acordo com a mesma fonte, pretende-se com o concurso envolver os diferentes atores e agentes da comunidade escolar, alunos, professores, auxiliares e pais na “concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar”, fomentar “um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso”, assim coo estimular.
A organização esclareceu que a Escola Amiga vencedora recebe um prémio de cinco mil euros em livros Leya e seis mil euros em equipamentos para a escola, uma oferta Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Por categoria, a organização irá atribuir 500 euros em livros LeYa e um prémio adicional.
O concurso integra várias categorias que vão da Escola Amiga em Casa, Ambiente e Sustentabilidade, Alimentação e Estilo de Vida Saudável, Cidadania e Inclusão, Escola Escolar, Saúde, Envolvimento da Família e Digital.
Os resultados serão conhecidos a 5 de outubro.
Além do Centro Escolar Bitarães, integram este concurso o Centro Escolar de Mouriz; o Centro Escolar de Paredes; Centro Escolar de Recarei; o Centro Escolar Rebordosa, Escola EB 1/JI n.º 2 de Lordelo; Escola EB 2/3 Paredes; Escola EB 2/3/S Lordelo; Escola EB 2/3/S Vilela; Escola EB1/JI nº 1 de Lordelo; Escola ES/3 Daniel Faria – Baltar; Jardim Infância de Boavista – Beire; Jardim Infância de Carreiras Verdes e o Jardim Infância de Estrebuela.
Concorreram, também, o Jardim Infância de Mó, Jardim Infância de Paredes, Jardim Infância de Talho e o Jardim Infância Monte – Mouriz.
Segundo a Câmara de Paredes, em 2019, os agrupamentos das Escolas de Cristelo e de Vilela foram distinguidas com selos “Escola Amiga da Criança”