Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira
As Ecopontas de Paços de Ferreira, colocados pela autarquia em 2019, destinados ao depósito de beatas de cigarros, passaram a ter uma nova mensagem nos seus equipamentos, advertindo para a aplicação de multas a partir do dia 3 de setembro, para quem atirar beatas para o chão.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira e vereador do ambiente, Paulo Ferreira, a ideia passa por dar provimento à lei que prevê a aplicação de multas a quem infringir e dissuadir os fumadores a não atirarem as beatas para o chão.
O autarca avançou que a partir do próximo dia 3 de setembro, termina o período transitório de um ano em que a aplicação de multas ficou suspensa, pelo que os infratores, caso não cumpram a lei, estarão sujeitos a um processo de contraordenação, punível com coima até 250 euros, no caso de particulares e até 1.500 euros, no caso de empresas.
Ao Novum Canal, o vereador destacou, também, que os comerciantes e os estabelecimentos comerciais vão ter que dispensar dispositivos e equipamentos que permitam aos fumadores depositar as beatas.
O autarca avisou, também, que “de acordo com a Lei n. 88/2019, os estabelecimentos comerciais, designadamente, de restauração e bebidas, os estabelecimentos onde decorram atividades lúdicas e todos os edifícios onde é proibido fumar, devem dispor de cinzeiros e de equipamentos próprios para a deposição dos resíduos indiferenciados e seletivos produzidos pelos seus clientes, nomeadamente recetáculos com tampas basculantes ou outros dispositivos que impeçam o espalhamento de resíduos em espaço público”.
Falando da adesão dos munícipes à Ecopontas, o responsável pelo pelouro do ambiente realçou que a adesão nas cidades de Paços de Ferreira e de Freamunde tem sido significativa, com muitos fumadores a deixarem as beatas e pontas de cigarro nos equipamentos que foram instalados.
Paulo Ferreira manifestou, por outro lado, que é objetivo da autarquia continuar a alargar a rede de dispositivos a outras freguesias do concelho de forma a contribuir para tornar o ambiente mais limpo e potenciar uma maior consciência ambiental dos cidadãos e dos munícipes.
De acordo com a Câmara de Paços de Ferreira “Só em Portugal estima-se que, a cada minuto, sejam lançadas para o chão cerca de 7.000 pontas de cigarro! Assim, tão importante como o cumprimento da lei, é a consciência coletiva da responsabilidade de todos na defesa do nosso meio ambiente”.