Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira
O vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira e vereador do ambiente, Paulo Ferreira, realçou que a intervenção que está a decorrer no Parque Urbano da cidade, e que se prolongará por 15 dias, pretende devolver o rio à comunidade.
Ao Novum Canal, o autarca realçou que este é um espaço nobre, muito frequentado pela população da cidade e não só, pelo que esta intervenção além de remover resíduos sólidos que aí foram depositados e retirar outro tipo de vegetação vai permitir que a comunidade usufrua das margens do rio para lazer, passeio ou simplesmente fazer as suas deslocações diárias.
Paulo Ferreira relevou, também, que este recurso integra bastante vegetação autóctone e todo um ecossistema que urge proteger e valorizar, referindo que os trabalhos que já iniciaram vão, também, abranger a parte inferior do Parque da Cidade, assim como o Parque de Lazer de Freamunde, no âmbito da estratégia de fortalecimento que o município tem para os parques de lazer.

Refira-se que os trabalhos de limpeza e manutenção das margens e leito do rio que atravessa o Parque Urbano de Paços de Ferreira serão realizados em toda a sua extensão, num total de cerca de 750 metros.
A intervenção será realizada ao nível da limpeza e desobstrução dos álveos das linhas de água e remoção de resíduos sólidos urbanos e de algum material vegetal por forma a garantir o escoamento dos caudais em situações hidrológicas normais ou extremas.