Fotografia: Mercadona
Abriu esta quarta-feira, o supermercado Mercadona em Penafiel, superfície comercial que irá criar 60 novos postos de trabalho.
Segundo a empresa, este é o oitavo espaço a ser aberto no distrito do Porto, o 13.º em Portugal., dispondo a loja de uma área de vendas de 1.650 m2 e 145 lugares de estacionamento.
“Em 2019, a Mercadona já tinha entrado no distrito do Porto, onde conta atualmente com oito lojas, em que se insere a de Penafiel, que possibilitou a criação de cerca de 60 postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo assim para a criação de emprego local. Continuando com o seu plano de expansão, a empresa tem previsto abrir mais quatro lojas neste distrito, outras duas no de Aveiro e, pela primeira vez, uma loja no distrito de Viana do Castelo”, referiu a empresa em comunicado.
De acordo com a Mercadona, este supermercado responde ao modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a rede e conta com uma superfície de vendas de 1.650 m2 e 145 lugares de estacionamento, com um horário de funcionamento das 9:00h às 21:30h, de segunda-feira a domingo.
A nova loja caracteriza-se por ter “corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora”.
A empresa destacou que o modelo de Loja Eficiente da Mercadona procura também “oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Destaca-se também o Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito”.

“Este investimento da Mercadona, a primeira loja de Penafiel e da região do Tâmega e Sousa, é extremamente relevante, quer pelo volume financeiro, quer pelo número de postos de trabalho que é capaz de gerar“
Com esta abertura, os clientes da Mercadona poderão “beneficiar da sua política comercial S.P.B. (Sempre Preços Baixos), que a empresa utiliza de forma exclusiva e que consiste em garantir a melhor qualidade com o menor preço unitário dos produtos, de forma estável e permanente”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que “Para o município de Penafiel, a atração de investimento tem sido uma prioridade nas políticas municipais. Este investimento da Mercadona, a primeira loja de Penafiel e da região do Tâmega e Sousa, é extremamente relevante, quer pelo volume financeiro, quer pelo número de postos de trabalho que é capaz de gerar. Esta unidade comercial contribui, também, para a requalificação de uma das mais importantes entradas da cidade e do concelho de Penafiel. Por outro lado, a nova loja da Mercadona reforça e diversifica a oferta, nesta área de negócio, para os consumidores penafidelenses e da região”
Joana Ribeiro, diretora Regional de Relações Externas Norte de Portugal da Mercadona, referiu que «A abertura desta loja em Penafiel representa para nós uma grande oportunidade para chegar a mais clientes – “Chefes”, como lhes chamamos internamente – e conquistar a sua confiança graças à qualidade dos nossos produtos, à segurança e higiene das nossas lojas e a um Modelo de empresa que se preocupa com a Sociedade em que se insere».

Além do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, a inauguração contou com a presença de Adolfo Amílcar, vereador de Urbanismo da Câmara Municipal de Penafiel, Vitorino de Oliveira, presidente da União de Freguesias de Guilhufe e Urrô e Carlos Leão Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Penafiel.
O próximo supermercado Mercadona a abrir será na cidade de Aveiro, na Alameda Silva Rocha, no próximo dia 30 de julho.
Mercadona em Portugal
A Mercadona assinalou no passado dia 2 de julho, o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país. Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas, em 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durantes estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019. Deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais, sendo que 90% dos produtos comprados em Portugal são exportados para Espanha.
Nos primeiros seis meses de operação, com 10 lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões de euros em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãzona Supermercados S.A. A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019.