Foi aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal de Baião para a época de fogos florestais. Teve lugar uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, presidida pelo autarca baionense Paulo Pereira, realizada por videoconferência.
O Plano Operacional Municipal, foi apresentado pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, que explicou o dispositivo operacional para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós- incêndio para o Município de Baião.

O concelho vai contar, na fase mais crítica de fogos, com 6 equipas diárias dedicadas à primeira intervenção a incêndios:
– 4 equipas de Combate a Incêndios (2 dos Bombeiros Voluntários de Baião e 2 dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere);
– 1 equipa de Sapadores Florestais;
– 1 equipa de Sapadores Florestais da Associação de Empresas de Celulose;
Estas equipas de Combate a Incêndios serão reforçadas por outros Bombeiros Voluntários do concelho, quando for necessário o combate ampliado aos incêndios.
De referir que estas equipas farão também trabalho de vigilância e deteção de incêndios e serão acompanhadas por várias unidades da GNR: Destacamento Territorial, Serviço de Proteção da Natureza e das Florestas e Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.
Existirão ainda seis equipas (com 2 elementos por equipa) do Voluntariado Jovem para a Natureza e as Florestas (promovido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude).