Oito mil alunos de Paços de Ferreira terão refeições escolares gratuitas

1048961 534252149974583 1898117513 o | NOVUM CANAL

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira aprovou, a 22 de Junho, em reunião do Executivo, o fornecimento de refeições escolares gratuitas às crianças do Pré-Escolar e aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário da rede de escolas públicas do concelho.

105038862 3125075717558867 3456114470077849358 o | NOVUM CANAL
Fotografia: CM Paços de Ferreira

Esta medida, que beneficiária oito mil alunos, foi aprovada, apenas, pelos Vereadores eleitos pelo Partido Socialista e com os votos contra dos dois vereadores do PSD.

Para Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal, “a Educação é um dos fatores mais decisivos no desenvolvimento humano e merece da Câmara Municipal Paços de Ferreira uma atenção cuidada e particular”.

Lembramos que, desde 2018, as refeições gratuitas tiveram como beneficiários os alunos do 1º ciclo, que residem e frequentam as escolas da rede pública do concelho, sendo que esta medida, a exemplo da atual, está incluída no programa eleitoral do Partido Socialista, sufragado nas últimas eleições autárquicas.

A medida agora aprovada, que terá efeitos já a partir do próximo mês de  setembro, tem como objetivo aliviar o custo de vida de agregados familiares da classe média, que pagam impostos e cujos rendimentos nem sempre são suficientes para fazer face às despesas familiares.

Importa referir que esta medida só é possível porque as contas da Câmara Municipal estão controladas. O rigor orçamental e a prática de boas contas permitiram ao atual Executivo, liderado por Humberto Brito, pagar dívidas do passado, assumir compromissos presentes, realizar obras e investir em apoios sociais muito significativos, sem aumentar impostos.

Ao contrário dos vereadores do PSD, o Executivo Municipal do Partido Socialista não considera que a maioria dos cidadãos do concelho sejam ricos e abastados, pelo que esta e outras medidas destinadas a minorar a dificuldades de vida dos agregados familiares da classe média do concelho de Paços de Ferreira serão implementadas. 

Paços de Ferreira será o único concelho do distrito do Porto onde todos os alunos, do pré-escolar ao 12º ano, terão refeições escolares gratuitas, sendo dos primeiros a nível nacional a implementar esta medida.