EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Atletas, equipas e Federação Portuguesa de Ciclismo defendem regresso da prova rainha em Portugal

Ciclistas, equipas e a Federação Portuguesa de Ciclismo estão a favor do regresso da Volta a Portugal em Bicicleta, considerada a prova rainha da modalidade, ainda este ano.

A Federação Portuguesa de Ciclismo publicou inclusive um manifesto a favor do regresso do ciclismo que se encontra disponível na página oficial do organismo que tutela o ciclismo nacional, e que foi assinado por vários atores e agentes ligados ao ciclismo nacional.

A Federação Portuguesa de Ciclismo, por intermédio do seu presidente, Delmino Pereira, revelou, nesse mesmo manifestou, que esteve recentemente reunida com o presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP), Paulo Couto, e com os nove membros da direção da APCP, representantes dos corredores das equipas continentais, tendo os vários atores a agentes concordado com a necessidade de realizar a Volta a Portugal e salvaguardar os direitos dos ciclistas profissionais.

No mesmo manifesto, o organismo que superintende o ciclismo nacional  explanou várias razoe, que na sua ótica, confirmam a ajudam a explicar o manifesto e a pretensão dos vários atores e agentes para que a Volta a Portugal regresse este ano.

Além do facto do ciclismo ser um desporto de ar livre, modalidade individual e sem contacto, os signatários defendem que apresentaram à tutela um plano de contingência para o regresso da competição em condições de segurança sanitária, tendo o mesmo recebido elogios da Direção-Geral da Saúde.

“É dito, também, que a Federação Portuguesa de Ciclismo foi das primeiras federações desportivas a apresentar à tutela um plano de contingência para o regresso da competição em condições de segurança sanitária, tendo o mesmo recebido elogios da Direção-Geral da Saúde, sendo a Volta a Portugal é um evento crucial para o futuro do ciclismo profissional no país, devendo manter-se na atual categoria internacional e na data prevista”, avançaram os signatários que defendem que a retoma da modalidade é “determinante para as equipas darem o retorno aos patrocinadores que garante o financiamento das estruturas profissionais e os postos de trabalho dos ciclistas portugueses”.

Os signatários o manifesto reivindicam que o regresso das competições velocipédica, incluindo a Volta a Portugal, seja aprovado pelo Governo com a maior brevidade, garantindo a criação de um calendário competitivo, a iniciar-se no princípio de julho, permitindo, “ao mesmo tempo, o regresso dos ciclistas à sua atividade profissional, assegurando os salários e o futuro de todos, em risco por cada dia a mais de inatividade desportiva”.

Os signatários pretendem, também, que seja feito o “acerto de todos os pormenores organizativos e sanitários em eventos de menor dimensão logística, de modo a assegurar que tudo se desenrola como previsto durante a Volta a Portugal e transmitir confiança a todos os intervenientes e parceiros quanto à viabilidade do recomeço da época desportiva de ciclismo de 2020, uma vez que, pela natureza desta modalidade, ao contrário da maioria das demais, a próxima temporada não começa já no final do verão, mas apenas no próximo ano. Só assim será viável a manutenção dos postos de trabalho do ciclismo profissional em Portugal”, alude o manifesto.

Fotografia: Rádio Popular Boavista

“As datas estão definidas e Federação apresentou à tutela um plano de contingência para o regresso da competição em condições de segurança sanitária, tendo o mesmo recebido elogios da Direção-Geral da Saúde”

Hugo Nunes, atleta profissional da equipa de ciclismo do Boavista, realçou ser fundamental para o ciclismo nacional e para as competições velocipédicas o regresso da prova rainha do calendário nacional.

Ao Novum Canal, o atleta do Boavista esclareceu que a Federação Portuguesa de Ciclismo já garantiu que irá cumprir com todas as diretrizes e normas definidas pela DGS,  entidade que já aprovou o plano proposto pela Federação, faltando apenas uma decisão do Governo.

“As datas estão definidas e Federação apresentou à tutela um plano de contingência para o regresso da competição em condições de segurança sanitária, tendo o mesmo recebido elogios da Direção-Geral da Saúde, faltando apenas a decisão final do Governo”, expressou, salientando que a não realização da prova rainha terá repercussões desportivas e financeiras nos clubes, nas equipas e até mesmo os atletas que poderão ver s seus vencimentos afetados.

“Julgo que está aberta a porta para a realização da Volta a Portugal”

O diretor da equipa de ciclismo do Boavista, José Santos, alinhou pela mesma bitola do atleta Hugo Nunes e reconheceu que estão reunidas todas as condições para a realização da Volta a Portugal e das provas nacionais que integram o calendário velocipédico.

José Santos precisou mesmo que o plano de contingência para o regresso da competição apresentado pela Federação Portuguesa de Ciclismo e que foi prontamente elogiado pela Direção-Geral da Saúde, garante todas as condições de segurança sanitária, faltando apenas o aval do Governo que manifestou deverá acontecer a curto prazo.

O diretor da formação de ciclismo do Boavista recordou, também, que Governo autorizou já a reabertura de outros eventos  desportivos e culturais, pelo que não encontra razões objetivas ou qualquer impedimento para que a prova maior do ciclismo não  possa acontecer dentro do prazo e do calendário que foi definido.  

José Santos admitiu, também, que qualquer decisão em contrário das autoridades nacionais representaria um sério revês para as equipas, os clubes e ciclistas que se prepararam para este evento e mesmo para os patrocinadores que poderiam não conseguir maximizar o investimento feito nos clubes e nas equipas.

“Julgo que está aberta a porta para a realização da Volta a Portugal, prova que é assumidamente um dos maiores espetáculos desportivos em Portugal”, atalhou, acreditando que a Volta irá realizar-se dentro daquilo que têm sido os parâmetros normais de outros anos, garantidas as condições higiénico-sanitárias que integram o plano de contingência da Federação Portuguesa de Ciclismo e que foi aprovado pela DGS.

Fotografia: ADRAP



“A Volta a Portugal tem que se realizar, além de ser a prova-mãe de todas as competições velocipédicas no país, é uma competição reconhecida pelos portugueses”

Também Joaquim Carlos, diretor da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, escola de ciclismo e uma das maiores instituições ao nível da formação em Portugal, concordou com a necessidade da  Volta  a Portugal realizar-se este ano, mas recordou que a Federação Portuguesa de Ciclismo não pode olhar apenas para esta prova, sendo necessário articular esforços com os clubes e as equipas para avançar com as demais provas do calendário velocipédico.

 “A Volta a Portugal tem que se realizar, além de ser a prova-mãe de todas as competições velocipédicas no país, é uma competição reconhecida pelos portugueses, que pela sua organização envolve uma logística ímpar e mexe com o país”, concretizou, admitindo a possibilidade da competição decorrer até com restrições e alterações, nomeadamente nas chegadas míticas ou até mesmo nas partidas, com mais segurança, de forma a garantir a regularidade da competição.

Falando ainda da Volta a Portugal, Joaquim Carlos recordou, também, que Federação não pode olhar apenas para esta competição e esquecer as demais do calendário nacional, lembrando que existem mais competições e clubes que necessitam competir e querem o regresso das restantes competições.

“Desde março que as provas estão suspensas. No caso da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, a última competição de estrada que realizamos foi em Cantanhede, distrito de Coimbra, na abertura de cadetes e escolinhas.  Na Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel optamos, entretanto, por contratar uma psicóloga, Joana Ferreira, para fazer um acompanhamento psicológico dos atletas. Trata-se de uma ex-ciclista da casa e atual comissaria nacional que tem trabalhado com os atletas o corpo e a mente. A Joana ajuda a melhorar o psicológico, seja a lidar com a ansiedade, com medos, mudar comportamentos e pensamentos, ou outra situação necessária como esta do Covid-19”, disse, sublinhando que apesar do apoio começa a notar alguma ansiedade, em especial  junto dos cadetes e juniores, que almejam pelo regresso das provas.

Já Mário Pinto, do projeto Ciclismo na Escola BTT, projeto que tem como meta potenciar  o uso da bicicleta, fomentar o ciclismo, na vertente do BTT, como  parte integrante do currículo escolar, reconheceu que o ciclismo é um desporto que é praticado ao ar livre pelo que se estiverem cumpridas as condições higiénico-sanitárias previstas no plano de contingência não vê objeções para que a prova não se realize.

Mário Pinto assegurou que a não realização da competição traria sério transtornos aos intervenientes, com repercussões  para as equipas e patrocinadores e atletas que poderiam ver os seus postos de trabalho, os salários e o futuro em risco como consequência desta inatividade desportiva.

“Julgo que a 43.ª edição do Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, agendada para julho, uma das provas do calendário velocipédico poderá acontecer, fala-se nisso, o que seria um prenúncio para a realização da Volta a Portugal em Bicicleta”, asseverou, manifestando que sendo esta uma prova de eleição em Portugal, amada por muitos portugueses e simpatizantes da modalidade, a sua realização poderia funcionar como um tónico para puxar pelos ânimos dos portugueses que estão tentar viver com esta nova normalidade, na sequência da crise sanitária.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade