Os autocarros autónomos chegam ao Porto, concretamente à zona da Asprela, no próximo outono, no âmbito de um projeto internacional em que a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto participa. Os testes vão ser feitos em mini bus, mais conhecidos como shuttles.
Os shuttles estarão capazes de contornar obstáculos, como carros estacionados. Como tal, a Asprela foi o local escolhido para testar os novos veículos inteligentes, pois além de ser uma zona movimentada, é nesta área “onde estão concentrados universidades e o Centro Hospitalar Universitário de São João, sendo uma das principais frotas da STCP na cidade Invicta”, destaca a Agência Nacional de Inovação em comunicado.
Os testes enquadram-se num projeto internacional que a operadora de transportes exclusiva da cidade do Porto integra, sendo mesmo a única empresa a nível nacional a participar do consórcio composto pelo Forum Virium Helsinki, na Finlândia, e pelos municípios de Helmond, na Holanda, Gjesdal, na Noruega, e Lamia, na Grécia.