O turismo é das áreas mais afetadas pelas regras impostas no contexto da pandemia COVID-19. No que respeita a Peso da Régua e ao Douro é uma das áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentado do território, sendo, por isso, essencial a criação de condições que alavanquem a recuperação do turismo.
Nesta perspetiva, está em curso a obra de recuperação da antiga Casa do Cantoneiro, na Ponte Metálica, para instalação de um Centro Interpretativo e de um albergue, que funcionará no âmbito do Caminho de Santiago.
Esta intervenção permitirá dotar o edifício de condições capazes de assegurar uma experiência turística inclusiva para pessoas portadoras de necessidades especiais ao nível da visão, da audição e motoras. É imperativo que Peso da Régua e o Douro se afirmem pelas especificidades do território, mas também como destino onde todos terão oportunidade para contactar e conhecer a realidade que nos motiva a continuar a trabalhar em prol da segurança de todos.
Na parte inferior do edifício serão instalados sanitários públicos, em substituição dos que funcionam atualmente no largo 25 de abril, potenciando, dessa forma, a vocação desse largo para cerimónias, conferindo-lhe maior dignidade.