O Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, acompanhou esta Quarta, 20 de maio, a visita oficial do Comandante Operacional Distrital do Porto, Tenente Coronel Carlos Rodrigues Alves, ao Centro de Meios Aéreos do Distrito do Porto, sedeado no Heliporto dos Bombeiros Voluntários de Baltar.
Este encontro técnico visou a verificação do dispositivo e o grau de prontidão para fazer face à época dos incêndios rurais 2020.
Participaram na visita o Diretor do Heliporto, Paulo Cunha, o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Alberto Sousa, o Comandante dos Bombeiros de Baltar, António Ferreira, e o responsável operacional dos GIPS/GNR, Sargento António Monteiro.
O Centro de Meios Aéreos de Baltar dispõe de um helicóptero médio com uma tripulação de 2 pilotos, apoiados por 8 operacionais de combate aos incêndios.
Refira-se que o meio aéreo tem capacidade para transportar 1200 litros de água. A equipa do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro – GIPS/GNR é composta por 26 elementos.
Paredes dispõe de 42 bombeiros no efetivo distrital formado por 333 elementos afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020. Recorde-se que a Base de Apoio Logístico continua sedeada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes.