O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel, deteve, no dia 15 de maio, um homem, de 32 anos, por tráfico de estupefacientes e condução perigosa de veículo rodoviário, no concelho de Paredes.
Segundo a GNR, no decorrer de uma ação de patrulhamento, foi efetuada a tentativa de abordagem a uma viatura, cujo “seu condutor adotou um comportamento suspeito quando se apercebeu da presença da Guarda, tentando alterar o seu percurso para evitar os militares”.
“Os militares de imediato foram no encalço do veículo, enquanto este excedia o limite de velocidade permitido por lei e realizava ultrapassagens e manobras perigosas, colocando em perigo a sua vida e a dos demais utentes da via”, refere o comunicado das autoridades que informa que o “veículo acabou por ser intercetado na localidade de Lordelo, após despiste, culminando na detenção do condutor e na apreensão do veículo, uma vez que se apurou que este havia sido furtado”.
Da ação, resultou a apreensão nove doses de cocaína; seis doses de heroína; uma viatura (furtada); dois telemóveis e20 euros em dinheiro.
A viatura, após reconhecimento, foi entregue ao seu legítimo proprietário.
De acordo com a GNR, o suspeito, com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes pelos quais já cumpriu pena de prisão efetiva, ficou detido nas instalações do Posto Territorial de Lordelo, tendo sido presente a 1.º Interrogatório Judicial, no dia 16 de maio, no Tribunal Judicial de Penafiel, ficou sujeito à medida de coação de apresentações bissemanais.