Em tempos de confinamento, O PSD Paredes dá continuidade às conversas com destacadas personalidades da vida política, tirando partido das potencialidades do mundo digital. Na terça-feira, o espaço de conversa, agora denominado “Café com Vídeo”, contou com a participação de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A conversa conduzida pelo presidente da concelhia paredense, Ricardo Sousa, começou por abordar o poder autárquico. Pinto Luz começou por descrever os autarcas portugueses, que considera bem preparados, até para desempenharem funções no governo do país. E deu como exemplo a situação pandémica que estamos a viver e na qual os autarcas desempenharam um papel muito relevante no combate à Covid-19. “Onde estaríamos se não tivéssemos autarcas deste nível?”, perguntou.
Por isso, o autarca é um defensor da descentralização de competências nas autarquias, processo iniciado pelo anterior governo social-democrata e ao qual o socialista está a dar continuidade. “Quem acreditou primeiros nos autarcas fomos nós”, defendeu. Em termos de ganhos com a descentralização, é muito claro: “As autarquias fazem mais e melhor, com menos”.
A assunção de competências por parte das autarquias tem sido um tema discutido pelo PSD Paredes, que considera importante as autarquias terem condições para assumirem novas funções, nomeadamente financeiras.