O PSD de Paços de Ferreira defendeu a isenção do pagamento da taxa da Água e dos Resíduos Sólidos Urbanos por parte das empresas e famílias afetadas pela pandemia.
Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o PSD Paços de Ferreira manifestou que considerando que não houve um consumo de água nem de produção de lixo ao longo dos últimos meses, em face da situação provocada pelo novo Corona vírus, solicitou à autarquia, em ofício, a isenção do pagamento destas taxas por parte das empresas e famílias em maiores dificuldades.
Na nota enviada aos órgãos de comunicação social, os vereadores do PSD, eleitos no executivo municipal atestam que estas propostas que já tinha apresentadas.
Citado em comunicado, o vereador Joaquim Pinto referiu que “Os vereadores do PSD apresentaram estas medidas na expectativa de que as famílias e empresas que se encontrem a sofrer dificuldades possam beneficiar delas até ao fim do corrente ano. Este ofício é feito já em desespero de causa para, pelo menos, estes dois meses, em que as empresas estiveram fechadas, não tenha de suportar encargos financeiros por um serviço de que não beneficiaram”, disse, salientando que esta não é uma questão de foro político mas sim de justiça social.
“Se é certo que a autarquia já implementou medidas para as pessoas em dificuldade é uma questão de justiça que quem não produziu resíduos pelos motivos (extraordinários) em causa, não tenha de pagar taxa de resíduos. Ora, é o que se passa com os nossos comerciantes e industriais: foram “obrigados” a parar a sua atividade e deixaram de produzir resíduos (devo relembrar os apelos Sr. Presidente de Câmara para que as empresas do concelho não laborassem!), pelo que é justo que não sejam obrigados a pagar por algo que não produziram”, expressou.