Biblioteca de Penafiel e Museu Municipal reabrem dias 1 e 2 de junho

A Biblioteca de Penafiel reabre no próximo dia 1 de junho e vai permitir a entrada dos utilizadores a partir do dia 1 de junho, depois da crise sanitária Covid-19 que atingiu a região e o país e fez com que vários equipamentos culturais do município tivessem que encerrar.

A Biblioteca Municipal de Penafiel, que tinha reaberto no dia 6 de maio, mas com restrições, vai permitir a entrada dos utilizadores, nunca superior a 2 de cada vez, nas salas da Biblioteca, devidamente protegidos com luvas e máscaras obrigatórias, para usufruírem de pesquisas diretamente nas estantes.

No mesmo dia começa também o serviço de Bibliomóvel pelas freguesias do concelho.

A partir de dia 8 de junho, a Biblioteca de Penafiel vai permitir a leitura presencial nas salas, que estarão devidamente preparadas.

A Biblioteca de Penafiel manterá o horário atual e contínua encerrada aos sábados.

Também o Museu Municipal reabrirá, mas no dia 2 de junho, mas com restrições.

Segundo a Câmara de Penafiel, a reabertura prevê um novo horário provisório de terça a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Aos fins de semana e feriados o Museu está aberto das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00.

As novas normas de acesso e de visita ao Museu de Penafiel preveem o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no edifício, e a desinfeção obrigatória das mãos à entrada.

A entrada de grupos só é permitida com um máximo de 10 pessoas em simultâneo e a entrada e permanência na bilheteira e loja limitada a 2 pessoas em simultâneo.

Cada sala de exposição terá uma lotação máxima de 15 pessoas em simultâneo. A manutenção do distanciamento social entre visitantes deve ser respeitada durante todo o percurso.

Todos os pagamentos devem ser preferencialmente efetuados por multibanco. A última entrada deve ser realizada até 30 minutos antes da hora do fecho.