EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Profissionais do CHTS têm aplicação disponível para proteção de saúde mental

CHTS disponibiliza aplicação para proteger saúde mental dos profissionais
MyndPal integra plano de intervenção nesta área durante a pandemia COVID-19

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) disponibiliza, desde o início de abril, aos seus profissionais a MyndPal, uma aplicação móvel de apoio que integra o plano de intervenção de saúde mental em tempos de pandemia COVID-19. A aplicação móvel foi desenvolvida pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do CHTS, e utiliza escalas de avaliação do burnout, ansiedade e depressão, de preenchimento rápido, para proteger a saúde mental dos profissionais da instituição.

Uma vez por semana, são avaliados, através de questionários anónimos e de resposta voluntária, sintomas associados à depressão, ansiedade e burnout. A MyndPal, além deste apoio mais individualizado e pessoal, apresenta ainda dicas e informações úteis para promover a saúde mental e evitar o contágio.

Os profissionais de saúde das instituições que recebem doentes com risco de infeção, encontram-se num grupo de muito elevado risco devido, predominantemente, a dois fatores: o risco de contágio e o stress psicossocial provocado pelo receio de contágio do próprio e da família, pelo isolamento social e familiar e pelo risco de burnout.

Neste sentido, o DPSM incluiu no seu plano de contingência a criação de equipas multidisciplinares para assegurar o apoio psiquiátrico/psicológico aos profissionais de saúde da instituição. Nesta equipa, coordenada pelo DPSM, incluem-se Psiquiatras, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Integrada neste plano está a disponibilização desta plataforma digital móvel aos profissionais de saúde do CHTS para facilitar a sinalização dos casos de risco e a comunicação destes com a equipa multidisciplinar criada para prestar apoio na área da saúde mental.

Em paralelo, está também a ser realizado o estudo “Viver com a Pandemia COVID-19: O Impacto na Saúde Mental no CHTS”, com três enfermeiros a liderar este estudo, dirigido a todos os profissionais, que pretende monitorizar e definir intervenções, de acordo com os problemas detetados ao nível da ansiedade, depressão, burnout e coping.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade