A Câmara Municipal de Lousada tem preparados dois alojamentos de emergência para responder às problemáticas da Covid-19, que podem ser mobilizados em função da necessidade.
A montagem do alojamento localizado no Centro Escolar de Caíde de Rei, contou com a colaboração das Conferências Vicentinas de Lousada e da Cáritas Diocesana. Tem 16 camas e destina-se a idosos, ou outros, acamados ou com autonomia muito limitada, podendo ser expandido com mais lugares. O alojamento do Complexo Desportivo, disponibiliza 40 camas. Ambos os alojamentos têm a possibilidade de servir refeições e de alojar os cuidadores.
Esta primeira linha de resposta pronta tem no total 56 camas, estando já definidos outros locais.
Está definida também a estratégia de, em caso de necessidade, parquear, abastecer, guiar (guias locais ao nível de cada freguesia), bem como fornecer alojamento e refeições a um Corpo de Bombeiros Externo, em situação de rutura, da corporação local.
Estas são algumas medidas que se juntam a muitas outras que a autarquia tem tomado para salvaguardar a população.
Este é um trabalho da Proteção Civil Municipal que coloca em rede os diversos parceiros do concelho, de modo a dar resposta à pandemia Covid-19.