O Hospital de Campanha do Porto é mais um exemplo que o Porto e o Norte dão ao País.
O Hospital vai funcionar no Pavilhão Rosa Mota e nasce a partir de uma iniciativa que reúne os esforços de comunhão dos Centros Hospitalares Universitários do Porto e do S. João e da Câmara Municipal do Porto no combate ao COVID-19 que vai ser coordenado pelo Professor Doutor António Araújo, Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, um ser humano de excepção e um reputado médico.
A cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto do coronavírus, construiu um hospital em 10 dias.
O Porto vai bater esse recorde mas precisa de enfermeiros e médico voluntários. Sem meios humanos especializados é impossível operacionalizar com sucesso um hospital deste âmbito.
Ao esforço das entidades que decidiram comungar vontades em defesa do valor supremo que é a Vida, é agora necessário que se juntem os profissionais de saúde.
É a hora de enfermeiros e médicos esquecerem o passado.
De esquecerem as suas lutas políticas com o governo.
É a hora do toca a reunir.
De mostrarem que nestes momentos difíceis são capazes de colocar acima de tudo e de todos o interesse colectivo do seu país e dos seus concidadãos.
Agora é tempo de salvar vidas. As outras contas serão feitas no fim desta batalha que iremos vencer com o contributo de todos.
De nada vale este esforço dos Centros Hospitalares Universitários do Porto e do S. João, da Câmara Municipal do Porto e do Conselho Regional da Ordem dos Médicos do Norte no combate ao COVID-19 senão existirem recursos humanos.
O Hospital de Campanha precisa urgentemente de enfermeiros e médicos, em regime de voluntariado, para assegurarem o seu funcionamento.
Assim apelo a todos os profissionais de saúde que se voluntariem para prestarem serviço no Hospital de Campanha do Porto.
Por favor, preencham o formulário disponível em: https://bit.ly/33VuoSQ
Neste momento o Porto precisa de todos e todos seremos sempre poucos.
Vamos mostrar, mais uma vez, ao país e ao mundo que somos diferentes. Que somos os campeões da solidariedade.
Paulo Vieira da Silva
Gestor de Empresas / Licenciado em Ciências Sociais – área de Sociologia
(Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)