Procurar
Publicidade

Escola em casa? E agora?!

n

Na pru00f3xima semana, dia 13 de
abril tem inu00edcio o 3u00ba peru00edodo letivo. Sabemos, para ju00e1, que os alunos do ensino
bu00e1sico vu00e3o permanecer em casa, atu00e9 junhou2026ou seja, as crianu00e7as do pru00e9-escolar,
1u00ba ,  2u00ba e 3u00ba ciclos de estudos vu00e3o continuar a ir u00e0 escola, em casa!

n

n

n

Os alunos do ensino secundu00e1rio
tambu00e9m continuaru00e3o a aprender em casa, pelo menos atu00e9 maio. u00c9 o que sabemos
para ju00e1!

n

n

n

As duas u00faltimas semanas de maru00e7o
foram, assim um ensaio dos meses que faltam para a conclusu00e3o do ano letivo,
nesta modalidade de ensino u00e0 distu00e2ncia (E@D). Vimos assim, as rotinas habituais
das famu00edlias, alteradas, com novos desafios, necessidades e recursos.  

n

n

n

Nu00e3o podemos esquecer que grande
parte dos pais continuaru00e3o tambu00e9m eles, em regime de teletrabalho, e desta
forma com a responsabilidade de gerir nu00e3o su00f3 as tarefas no u00e2mbito profissional,
mas simultaneamente as tarefas domu00e9sticas e o seu papel no domu00ednio parental.

n

n

n

Muitas foram as famu00edlias, por
certo, que sentiram dificuldades, perdidas entre inu00fameras tarefas a dar
resposta, a reorganizar e planear horu00e1rios, apoiar os filhos no estudo e na
realizau00e7u00e3o das tarefas escolares propostas pelos professores, bem como u00e0s
solicitau00e7u00f5es laborais, nos casos de teletrabalho. Esta u00e9 pois uma situau00e7u00e3o potencialmente
geradora de angu00fastias e mesmo sentimentos de inseguranu00e7a e de incapacidade, nu00e3o
su00f3 pelo contexto emocional inerente u00e0 situau00e7u00e3o em que fomos colocados, em virtude
da pandemia e de uma nova realidade emergente, mas tambu00e9m, no desenvolvimento
de mu00faltiplas estratu00e9gias e competu00eancias, na melhor resposta u00e0s exigu00eancias da escola,
que nos entrou casa adentro (aulas online, plataformas digitais, projetos
escolares, portefu00f3lios, etc). De repente, palavras como epidemia, pandemia,
estado de alerta, estado de emergu00eancia, confinamento entraram no vocabulu00e1rio
diu00e1rio dos pais, crianu00e7as e jovens, e entre medos, receios e ansiedades, expectativas
e desafios, percebemos que esta nova realidade veio para duraru2026

n

n

n

Neste sentido, e para melhor
preparar o pru00f3ximo peru00edodo, e tendo em conta as diretrizes oriundas do
Ministu00e9rio de Educau00e7u00e3o u00e0s escolas, apresento algumas sugestu00f5es e orientau00e7u00f5es
pru00e1ticas, de forma a facilitar a planificau00e7u00e3o e organizau00e7u00e3o das atividades
diu00e1rias da crianu00e7a/jovem, aos pais e encarregados de educau00e7u00e3o.

n

n

n

 Apoie o
seu filho no estudo
, promovendo a autonomia e responsabilidade (u00e9 importante
que perceba que o peru00edodo de fu00e9rias escolares terminou); organize um espau00e7o, se
possu00edvel, que permita diferenciar os tempos e momentos de estudo dos momentos
de lazer, e que favoreu00e7a, a concentrau00e7u00e3o, atenu00e7u00e3o e foco na tarefa.

n

n

n

Aguarde que a escola divulgue o horu00e1rio (pode haver reajustamentos) e as
plataformas digitais adotadas;
analise e explore em conjunto com o seu filho as funcionalidades da mesma.

n

n

n

Mantenha contato com o/a
Diretor(a) de Turma, de forma a tomar conhecimento do plano de trabalhos semanal/diu00e1rio
do seu educando, e melhor auxiliar e supervisionar na realizau00e7u00e3o das tarefas
solicitadas, e ter o feedback do cumprimento das mesmas.

n

n

n

Defina um plano semanal de trabalho/estudo, de acordo com o horu00e1rio escolar;
o mesmo deveru00e1 contemplar os tempos de
estudo definidos pela escola
, momentos de trabalho e de estudo autu00f3nomo, momentos de pausa e de lazer (jogos,
programas e series televisivas, bem como as redes sociais e videojogos, que
nesta fase assumem um papel importante de socializau00e7u00e3o e proximidade com a
famu00edlia alargada e colegas das escola).

n

n

n

No entanto, nu00e3o permita o excesso
de tecnologias; o seu educando iru00e1 precisar do telemu00f3vel, do computador e
acesso u00e0 internet, aumentando o tempo de exposiu00e7u00e3o aos u00e9crans.

n

n

n

Incentive a atividade desportiva u2013 su00e3o mu00faltiplas as ofertas
online de aulas e treinos desportivos para fazer em casa e em  conjunto.

n

n

n

Se necessu00e1rio, fau00e7a reajustes do plano semanal.

n

n

n

Apoio emocionalmente o seu filho.
Motive, ajude e apoie. Elogie. Estabeleu00e7am objetivos  em conjunto, negoceiem e tirem partido deste
tempo em famu00edlia!! Juntos podem aprender imenso!

n

Artigo de opiniu00e3o por Carla Moreira,Psicu00f3loga Educacional

n

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade