O programa “Lamego Ajuda” continua a prestar apoio social de emergência às famílias do concelho, em resposta à atual situação de grave pandemia.
Até ao momento, o Município de Lamego já levou a 40 lares, constituídos sobretudo por pessoas idosas, bens alimentares de primeira necessidade, permitindo que estas pessoas continuem confinadas e protegidas em suas casas. Como medida complementar, também já foram efetuadas entregas domiciliárias de medicação hospitalar a residentes do concelho. Esta distribuição é realizada ao abrigo de um protocolo de colaboração firmado com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Os munícipes que recorrem ao programa “Lamego Ajuda” estão sobretudo em situação de isolamento social, têm na sua maioria idade superior a 65 anos, são doentes crónicos e sem suporte familiar e social. O novo serviço é gratuito e também está orientado para prestar apoio psicossocial de emergência. Tem sido procurado por pessoas que necessitam de ajuda na gestão do isolamento, ansiedade e angústia relacionados com o período que atravessamos.