As Aldeias de Crianças SOS estão a tomar medidas para garantir a proteção e segurança das quase 70.000 crianças e jovens, bem como de todos os 39.000 colaboradores em todo o mundo.
Em todos os países, os colaboradores foram aconselhados a desenvolver e implementar Planos de Contingência, sendo que em Portugal o mesmo foi desenvolvido e aprovado de acordo com as recomendações da DGS (Direção-Geral de Saúde).
A Associação acredita que para o bem-estar de todas as crianças e jovens que acompanha é importante manter uma postura positiva e passar mensagens de esperança. Apela a que todos se juntem ao movimento, para que todas as crianças e jovens não fiquem ansiosos perante o coronavírus, mas antes permaneçam em segurança, saibam a importância das medidas de prevenção e ainda se mantenham ocupadas com atividades escolares mas também atividades lúdicas que lhes tragam tranquilidade.
Para além das medidas de contingência aplicadas, as Aldeias de Crianças SOS disponibilizam no seu site algumas dicas que podem ajudar os adultos a conversar sobre o coronavírus com as crianças, sem as assustar.