Com o evoluir da crise epidémica e considerando que a aposta na contenção e prevenção será a melhor forma de lidar com este vírus, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro deliberou a suspensão de alguns dos seus serviços e atividades“, refere a instituição.
No entanto, sublinha, “a missão de apoiar o doente oncológico em todas as fases da sua doença e seus familiares mantém-se e nesta fase deverá ser reforçada”, lembrando “que os doentes com cancro possuem um sistema imunológico mais frágil e as suas defesas perante as infeções e os vírus estão mais debilitadas, estando assim mais suscetíveis”.
Para fazer face a todas as dúvidas e orientar os doentes oncológicos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro/Norte criou uma linha telefónica especial para apoiar os doentes. Apoio psicoemocional, apoio económico, social e jurídico serão algumas das valências da linha especial, que pode ser contactada através do 800 919 232.
As consultas de psico-oncologia externas foram suspensas, mas as consultas nas instalações no Núcleo Regional do Norte (Porto) serão realizadas por telefone ou videochamada. Foi reduzido ao mínimo indispensável o número de voluntários hospitalares e suspendidas as consultas de diagnóstico precoce do cancro da pele e do cancro da cavidade oral.