A fase de mitigação, que corresponde ao nível de alerta mais elevado e por isso o período mais grave de contágio, já entrou em vigor no país.
O Município de Alijó continua a adotar medidas de combate ao contágio e de apoio às Entidades que estão na linha na frente em todo o território concelhio. Desta forma, adquiriram álcool gel, 10 mil máscaras cirúrgicas e quatro máscaras tipo FFP2, que vão ser distribuídas pelas Instituição Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Centro de Saúde e Bombeiros durante a próxima semana para fazer face a uma carência imediata deste material.
O FABLAB de Alijó, equipamento municipal, está a produzir viseiras de proteção para disponibilizar a IPSS, Centro de Saúde e Bombeiros e foi adquirido uma máquina de desinfeção de ar para espaços interiores, que utilizam um sistema de ozonização, que será entregue a cada IPSS.
A partir de 1 de abril, a autarquia disponibiliza o apoio financeiro anual às IPSS do concelho, eliminando nesta fase toda a burocracia de instrução de candidatura e será realizado um adiantamento de 60% do apoio financeiro anual a todas as Juntas de Freguesia.
O município lembra que continua a apoiar as pessoas mais vulneráveis e sem retaguarda com entrega de alimentos e medicamentos, evitando que se desloquem. Pode contactar a linha de Apoio através do 259 957 100.