Sexta-feira, Março 5, 2021
BombeirosÚltima Hora

30 mil máscaras começam hoje a ser distribuídas pelos bombeiros

126visualizações

No dia de hoje, cerca de trinta mil máscaras começam a ser distribuídas para responder às necessidades do corpos de bombeiros na luta contra a pandemia, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Esta vai ser a primeira de várias entregas de equipamentos médicos e de proteção individual que já começaram a chegar a Portugal, os quais são indispensáveis à atuação dos profissionais de saúde e de todos os restantes profissionais empenhados no combate a pandemia covid-19″, escreve o MAI.

O Governo diz ainda que se mantém “fortemente empenhado em garantir a contínua disponibilidade dos meios materiais necessários para fazer face a esta pandemia“. Na sexta-feira, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LPB) queixou-se da falta de equipamento de proteção individual nas corporações, colocando em risco os bombeiros que prestam socorro. “Não temos equipamentos de proteção individual, corremos riscos para salvar outros que estão em risco”, afirmou Jaime Marta Soares.

O dirigente da LBP adiantou, sem mencionar números, que há associações de bombeiros sem “nenhum rendimento”, em “falência técnica”, e que se veem na “obrigação de despedir bombeiros”. Perante o cenário traçado, Jaime Marta Soares assinalou, ainda, que se aproxima o mês de maio, em que, além do pico da pandemia esperado para Portugal, começa a época dos incêndios florestais.