Terça-feira, Maio 26, 2020
PenafielÚltima Hora

AEP propõe novas medidas de apoio à economia local e cancela todos os eventos deste ano

52visualizações

No passado dia 18, a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) emitiu um comunicado de imprensa onde, entre outras matérias, elencou uma série de medidas tomadas por outros municípios do Distrito do Porto, tendo assim sugerido ao Executivo da Câmara Municipal de Penafiel que olhasse“para estes exemplos e, dentro da disponibilidade orçamental existente, possa equacionar tomar medidas semelhantes ou outras que sejam positivamente impactantes no nosso tecido empresarial local”.

No passado dia 26, o Executivo Municipal tornou públicas uma série de medidas designadas de “Juntos Vamos Vencer”, tendo incluído a AEP na operacionalização de algumas. Relativamente ao que foi anunciado, no que respeita à “criação de centro de apoio às empresas”, a AEP considera que “tem operado precisamente como esse centro, estando desde sempre em pleno funcionamento, a informar os empresários penafidelenses sobre as medidas emanadas pelo Ministério da Economia e tem manifestado total abertura para esclarecer e apoiar o tecido empresarial em candidaturas a essas medidas, pelo que tudo temos feito e faremos para continuar a dignificar essa missão que assumimos há muito”.

Quanto às restantes medidas, “congratulamo-nos com a sua adoção, e nas matérias onde a AEP é citada, honraremos o desafio que nos foi proposto”, referem, acrescentando algumas medidas adicionais que a AEP sugeriu ao executivo camarário, que apesar de não terem sido consideradas, “estamos em crer que no futuro reunir-se-á consenso para serem adotadas”.

Entre as propostas estão a criação de uma equipa multidisciplinar para coordenação, orientação e fiscalização dos planos de contingência para as empresas/empresários que estão a desenvolver atividade e a suspensão, este ano, de todos os eventos que impliquem o fecho ou restrição do acesso livre ao comércio local, para que não sejam criados “entraves para que a retoma da economia local possa ocorrer o mais rapidamente possível”.

Nesta circunstância, e por motivos de saúde pública, a AEP vai suspender todos os eventos deste ano, designadamente a organização do Flores & Sabores, Feira da Saúde e as duas edições do Penafiel Passeio D´Moda. Apesar de serem eventos que trazem milhares de potenciais consumidores a Penafiel, “não podemos quebrar quaisquer recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS). Se porventura a DGS considerar que, a partir de certo momento, passam a existir condições para realizar algum destes eventos, ponderaremos a sua organização”, terminam.