Terça-feira, Maio 26, 2020
Última HoraVizela

Vizela já iniciou testes de despiste do COVID-19 nas IPSS’s do concelho

41visualizações

Tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e tem vindo a adotar conjunto de medidas complementares com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal.

Assim, a autarquia, em colaboração com as Unidade de Saúde Familiar (USF) do Centro de Saúde de Vizela, e em parceria com a Unilabs Portugal, iniciou ontem, no Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, a realização de testes de despiste e diagnóstico de COVID-19, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis, seguindo-se as restantes Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Trata-se de uma medida de reforço às já implementadas pelo município com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições, sendo que a autarquia vai assumir os custos com a realização destes testes, num valor de cerca de 50.000,00€.

A Câmara Municipal decidiu rastrear todos os utentes do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, contando com a colaboração de dois enfermeiros da USF Novos Rumos e da enfermeira do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália.

Acrescentam, ainda, que caso se verifique algum caso positivo, a Câmara Municipal já articulou com o proprietário do Hotel Bienestar, a colocação naquele local dos utentes cujo resultado seja negativo. Caso o número de casos positivos seja significativo, a Câmara Municipal está a criar condições numa escola do concelho para receber esses utentes.