Sábado, Julho 4, 2020
RegiãoTâmegaÚltima HoraVale do Sousa

Tâmega e Sousa faz aquisição conjunta de equipamento de proteção individual

54visualizações

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), que integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, e o Município de Paredes procederam à aquisição, em conjunto, de equipamento de proteção individual destinado aos profissionais das unidades de saúde, dos corpos de bombeiros, da proteção civil, das Misericórdias e das Instituições Particulares de Solidariedade Social destes 12 concelhos.

No total, são cerca de 270 mil unidades de equipamento adquirido, entre máscaras, luvas, batas, fatos, protetores de calçado, cogulas, toucas, viseiras e óculos, cuja função é proteger as mucosas, a pele e a roupa destes profissionais do contacto com agentes infeciosos.

Até ao momento, os municípios da CIM do Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal de Paredes já investiram cerca de 700 mil euros em recursos essenciais de combate à COVID-19. A par deste equipamento de proteção individual, já haviam sido adquiridos, na semana passada, 11 ventiladores para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Esta aquisição é mais uma medida conjunta dos autarcas da região, que estão a envidar todos os esforços para acudir a esta situação de emergência e a trabalhar na concertação de ações entre municípios e autoridades de saúde locais e regionais – Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), CHTS e Autoridade Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) – no sentido de garantir uma resposta colaborativa que permita suprir necessidades e superar esta pandemia.

Serão também criados três centros de diagnóstico da COVID-19 – em Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel –, que irão servir a população dos 12 concelhos.