Sábado, Março 28, 2020
Celorico de BastoÚltima Hora

Município de Celorico de Basto disponível para prestar esclarecimentos sobre medidas de apoio

13visualizações

A Câmara Municipal de Celorico de Basto está a desenvolver esforços no sentido de prestar apoio possível e necessário ao setor da atividade económica concelhia. Dadas as características singulares da situação e a urgência de medidas efetivas de apoio ao tecido empresarial, a informação assume um papel fundamental para o esclarecimento de empresários e trabalhadores.

Para tal, o Município realizou reuniões de trabalho com a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e reforçou a atividade do gabinete de apoio às atividades económicas, com o objetivo de recolher e tratar informação essencial ao setor económico.

Pretende-se com a parceria de trabalho acompanhar e divulgar de forma constante todas as medidas tomadas pelo Governo no sentido de mitigar os efeitos provocados pelo surto, bem como prestar todo o apoio possível no esclarecimento de dúvidas que possam surgir junto das empresas do concelho.

Na sequência do combate à pandemia, que obrigou à implementação de medidas de distanciamento social, “são inúmeras as empresas e estabelecimentos comerciais e de serviços que se viram obrigadas a encerrar, e que assistem diariamente à redução ou até mesmo à inexistência de receitas, sentindo um sufoco em cumprir com os compromissos financeiros habituais, como bancos, fornecedores, trabalhadores, fisco e segurança social”, refere o município.

No sentido de proteger e preservar as empresas, foram anunciadas várias medidas temporárias e simplificadas que ajudem as empresas a suportar o impacto económico provocado. Foram assim disponibilizadas, através das instituições bancárias e garantidas pelo Estado, quatro novas Linhas de crédito de apoio às empresas de diversos setores, com acesso a condições especiais. Em termos de impostos e segurança social foram prorrogados os prazos de pagamentos de obrigações fiscais, bem como a redução dos valores das contribuições sociais, relativos ao 2º trimestre.

Destaque para o sistema bancário, nomeadamente para a Caixa Geral de Depósitos, BPI, Santander, Montepio e Crédito Agrícola, que estão a conceder moratórias de crédito para apoiar as empresas e famílias com dificuldades em cumprir com o pagamento das respetivas prestações de crédito pessoal e crédito à habitação.

Está também em curso o regime de lay off simplificado no sentido de ajudar as empresas a manter o trabalho e emprego, através da concessão de um apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho em empresas em situação de crise.

O contacto com a linha de apoio às atividades económicas está também simplificado e disponível para esclarecimentos sobre estas e outras medidas que venham a ser anunciadas, através do email sdee@mun-celoricodebasto.pt, bem como do contacto móvel 961357296.

Deixar um comentário