Sexta-feira, Março 5, 2021
PoliticaÚltima Hora

Bloco de Esquerda quer que Governo prolongue apoio às famílias no período de férias de Páscoa

137visualizações

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou, hoje, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo o prolongamento do apoio excecional à família durante as férias da Páscoa, de forma a garantir a justificação das faltas dos trabalhadores motivadas por assistência a filhos ou dependentes menores durante os períodos de interrupção letiva, bem como o consequente apoio excecional à família para trabalhadores por conta de outrem ou independentes.

No documento, os deputados e deputadas do Bloco referem que “embora muitas famílias já tivessem organizado a sua vida de forma a garantir o acompanhamento dos dependentes menores de 12 anos durante as férias, muitas dessas soluções passavam pelo recurso aos avós ou a centros de atividades, colégios ou respostas sociais que agora se encontram encerradas”.

“O Bloco de Esquerda considera que a interrupção do apoio extraordinário à família para trabalhadores durante as férias da Páscoa acarreta riscos laborais, sociais e até sanitários que não devem ser ignorados. Um período excecional exige medidas excecionais. O Governo já anunciou que está disposto a prolongar este apoio às famílias com crianças em creches. Mas isso não basta. O país tem respondido de forma exemplar às orientações das autoridades de saúde para permanecer em casa, cabe ao Governo garantir todas as condições para isso possa acontecer”, acrescentam os deputados.