Quinta-feira, Janeiro 21, 2021
Casos de PoliciaÚltima Hora

GNR alerta para notícias falsas e explica como deve ser feita a verificação

124visualizações

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou um alerta sobre as ‘fake news’ – notícias falsas – que circulam em determinados sites e contas nas redes sociais. “Não seja enganado e não engane ao partilhar notícias falsas”, pede.

“Fake news” são informações noticiosas que fogem parcial ou integralmente da realidade, “contendo algum tipo de manipulação de um facto real e feitas com um determinado propósito“, referem.
Assim, a GNR deixa conselhos aos utilizadores ao que devem estar atentos para ajudar a distinguir se se trata de uma informação fidedigna.
Deve seguir estar atento às imagens que não são partilhadas e que não estão associadas a um link de uma fonte oficial, verificar o conteúdo da notícia, “não se deixe eludir pelo título alarmista”, os erros de ortografia e de construção frásica são um indicador de que a notícia pode ser falsa.

O autor e a data da notícia é algo que deve sempre verificar. Deve desconfiar de perfis de contas criadas recentemente e das notícias alarmistas não confirmadas em fontes oficiais ou órgãos de comunicação social credíveis.