Segunda-feira, Outubro 14, 2019
CulturaPenafielÚltima HoraVale do Sousa

Festival Literário “Escritaria” em Penafiel homenageia Manuel Alegre

29visualizações

Durante a semana de 21 a 27 de Outubro, Penafiel vai homenagear Manuel Alegre, especialmente a Vida e a sua Obra.

A cidade de Penafiel vai assim “vestir-se” de muita cor, ficando visualmente diferente, uma vez que este é o único Festival Literário que homenageia escritores vivos da Língua Portuguesa e onde a cidade se transforma, por uns dias, na própria cidade do autor.

Este ano o Festival “Escritaria” conta com novidades e com uma forma diferente de chegar ao público. Esta edição de 2019 contará com algumas novidades, sendo que uma delas tem como objetivo divulgar a obra de Manuel Alegre pelos mais jovens, para despertar o seu interesse pela literatura e pela poesia.

Os primeiros livros de Manuel Alegre “Praça da Canção” e “Canto e Armas” são duas obras notáveis que o Poeta escreveu e que contribuíram para declínio da ditadura de Salazar.

No entanto, Manuel Alegre é também um Poeta que mais poemas teve musicados e interpretados por músicos como Carlos do Carmo, Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Amália Rodrigues, entre outros.

Durante os dias em que o Festival ocorre, muitas atividades vão acontecer, entre elas, peças de Teatro, animações de rua, exposições, apresentações de livros, música e muito mais.

Vários atores vão interpretar, em vários pontos da cidade, textos de Manual Alegre, acompanhados por imagens que serão projetadas nas fachadas dos edifícios.

Como sucedeu em anteriores edições, o Poeta irá deixar uma frase que, alguma forma marque a cidade, fazendo com que Penafiel, continue a ser, uma cidade ligada à literatura.

De salientar também, que o Festival “Escritaria” homenageou em anos anteriores, figuras como José Saramago, Lídia Jorge, Miguel Sousa Tavares, Urbano Tavares Rodrigues, Mia Couto, entre outras figuras importantes da literatura e da sociedade Portuguesa.

Deixar um comentário